Home / Saúde e Bem estar / Anticoncepcional engorda? Descubra quais pílulas tem esse efeito.

Anticoncepcional engorda? Descubra quais pílulas tem esse efeito.

Quando pesquisamos na internet se o anticoncepcional engorda, centenas de sites comentam o assunto, mas, quem realmente pode notar se está acima do peso é você mesma. Para começarmos, primeiro faça uma pequena análise. E descubra em qual caso abaixo você se encaixa.

anticoncepcional engordaanticoncepcional engorda anticoncepcional que não engorda

Caso 1 – Depois de começar a tomar pílulas anticoncepcionais você ganhou peso exageradamente, mudou inclusive o número que vestia, a diferença nas fotos é visível.

Caso 2 – Depois que começou a fazer uso regularmente de pílulas anticoncepcionais, você notou aumento nas mamas, engrossamento das pernas e aumento no volume da barriga. As vezes, numa semana as roupas te caem bem, na outra semana as calças não entram mais, os sapatos ficam apertados e você percebe que ganhou de  3 a 4 quilos na balança.

Bem, segundo a ginecologista Luciana Boaventura do Instituto Female, é possível sim o anticoncepcional causar sobrepeso na usuária, inclusive esse efeito colateral é relatado na bula da maioria desse tipo de medicamento.

anticoncepcional que não deixa engordar

Se você se encaixa no primeiro caso, há chances de estar sendo prejudicada com o uso da pílula, é necessário investigar clinicamente, falar com o seu médico sobre o ganho de peso, trocar a pílula ou começar a fazer uso de outro método contraceptivo.

Se você se encaixa no caso número 2, você não está gorda, mas, pegue a bula do seu anticoncepcional e verifique se os seguintes hormônios fazem a maior composição: etinilestradiol, Acetato de ciproterona.

Geralmente esses estrogênios sintéticos são encontrados em maior quantidade em pílulas como Diane 35, Selene, Artemidis, Diclin, ferane, tess, nortrel, femexin, belara, nordete.

O grande malefício dos hormônios estrógenos é o inchaço e a retenção de líquido. Se sua pílula tiver esses hormônios, tem grandes chances de seu peso variar até 4 quilos a mais num mesmo mês, a barriga aumentar, as mamas ficarem inchadas e doloridas, as pernas engrossarem. O inchaço e a retenção de líquido pode acontecer da noite para o dia, Por que os estrogênios bloqueiam os receptores do corpo que estimulam a reabsorção de água.

pilula anticoncepcional que não engorda

Algumas pílulas combinam estrógenio + progesterona e ainda um fámaco chamado gestodeno. O gestodeno é o hormônio responsável por moderar o efeito dos estrógenos e pode reduzir bastante o inchaço. É possível ver relatos de pacientes que escolheram, através de seu médico, essa combinação e enxugaram até 3 quilos.

Essa combinação pode ser encontrada nas seguintes pílulas femiane, tamisa, minulet, gynera, Nactali, primera, mercilon, cerazette, microdiol.

Mas, é bastante observado em comentários de fóruns de discussão a respeito desse assunto, que usuárias que tinham problemas com peso e inchaço encontraram na pílula yasmin ou mercilon 28 a solução.

Obviamente, o uso dos medicamentos como pílulas anticoncepcionais deve ser decidido pelo médico, somente um ele pode receitar o melhor anticoncepcional pra você. Não deixe de consultar um especialista.

email

Check Also

Sintomas de depressão em mulheres

As principais características de um indivíduo deprimido. Os sintomas mais gritantes da depressão, que devem ser observados, a fim de evitar os estragos que a doença pode provocar. A depressão atinge mais as mulheres, por isso avalie as observações a seguir, a identificação da doença é o primeiro passo para a cura. Veja os principais sintomas da depressão.