Home / Saúde e Bem estar / Enxaqueca tem cura?

Enxaqueca tem cura?

dicas para controlar a enxaqueca

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a enxaqueca é a quarta doença crônica mais incapacitante do mundo. Uma das maiores causas da falta ao trabalho.  A crise de dor de cabeça geralmente vem acompanhada de vômitos, intolerância a cheiros, a luz e barulho, e pode durar até 3 dias. É provado cientificamente que a enxaqueca é uma disfunção química e genética do cérebro, por isso é impossível ser identificada através de exames.

Porque as mulheres sofrem mais?

Mulheres apresentam fatores hormonais que as tornam mais propensas a desenvolver a doença, com as flutuações normais dos níveis de estrógeno e progesterona ao longo do ciclo ovulatório e menstrual.

A enxaqueca tem cura?

Muitas pessoas buscam o que tomar para enxaqueca, mas, de acordo com Abouch Krymchantowski, neurologista especializado em dor de cabeça e enxaqueca, membro da American Headache Society e da International Headache Society, a doença não tem cura mas, pode ser controlada com um tratamento bem feito incluindo uma vida equilibrada. Alguns pacientes conseguem controlar e diminuir as crises adotando hábitos saudáveis como a prática de exercícios, regularidade de alimentação e sono, vida sexual ativa e gerenciamento do estresse.

Dicas para combater a enxaqueca:
  • Vida sexual ativa: o sexo pode desviar o foco da dor e, além disso, libera endorfina (o hormônio do prazer e do bem estar).
  • Evite alimentos industrializados e embutidos, laticínios (leite e derivados), frutas cítricas, cafeína, chocolate, doces, frituras, álcool, carboidrato. Esses alimentos possuem ação inflamatória e outras substancias que acionam o gatilho da enxaqueca.
  • Não passe muito tempo sem comer. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, isso gera uma baixa de açúcar no sangue e produz substancias que causam dor.
  • Alimentos ricos em vitamina B2 ajudam a prevenir as crises, são exemplos: óleo de linhaça, peixe e espinafre
  • A prática de atividades físicas ajudam na liberação de hormônios e substancias que combatem a dor e o estresse.
  • Só tome analgésicos prescrito pelo médico, pois outros remédios utilizados por conta própria podem agravar as crises ao passar o efeito
  • A acupuntura é uma alternativa mas, só funciona acompanhada de outras formas de tratamento, como por exemplo o uso de fármacos. Sozinha, essa terapia não tem poder de cura.
  • Durma bem, e com regularidade, tente repousar sempre no mesmo horário, isso ajuda a equilibrar os níveis de hormônios, como a endorfina (hormônio do prazer e do bem estar).
    Gostou das dicas? compartilhe!
Não perca nenhuma dica, informe o seu e-mail:

email

Check Also

Sintomas de depressão em mulheres

As principais características de um indivíduo deprimido. Os sintomas mais gritantes da depressão, que devem ser observados, a fim de evitar os estragos que a doença pode provocar. A depressão atinge mais as mulheres, por isso avalie as observações a seguir, a identificação da doença é o primeiro passo para a cura. Veja os principais sintomas da depressão.